segunda-feira, 28 de abril de 2025

TAREFAS - 2º


Enunciado:

Read the text to answer the questions:

The big idea

After taking part in hands-on STEM lab experiments as part of a youth science program I coordinate, Latino and Black students were more likely to picture scientists as people who look like them – and not stereotypical white men in lab coats.

The Young Scientists Program at the Joint Educational Project of the University of Southern California offers specialized science, technology, engineering and math instruction in local elementary schools that have mostly Latino and Black students – two groups long underrepresented in STEM fields. My colleagues and I recruit undergrad and graduate STEM majors to teach lab experiments at seven schools in Los Angeles. About 2,400 students in grades two to five receive 20 hours of instruction each year. Over 80% of the students are Latino, and about 13% are African American.


We wanted to get a sense of whether the program increases the kids' interest in science, as well as whether it changes how they view scientists. To do so, we used an evaluation tool based on the Draw-A-Scientist-Test created by educational researcher David Wade Chambers in 1983 which assessed kids' preconceived notions of what scientists look like. Researchers later developed a checklist for the drawings that includes certain characteristics like gender, age, race and being in a laboratory.


A grande ideia


Após participarem de experimentos práticos de laboratório em STEM como parte de um programa de ciências para jovens que coordeno, estudantes latinos e negros mostraram-se mais propensos a imaginar cientistas como pessoas que se parecem com eles – e não como homens brancos estereotipados de jaleco.


O Programa de Jovens Cientistas do Projeto Educacional Conjunto da Universidade do Sul da Califórnia oferece aulas especializadas em ciências, tecnologia, engenharia e matemática em escolas de ensino fundamental locais, que têm, em sua maioria, alunos latinos e negros – dois grupos há muito sub-representados nas áreas de STEM. Meus colegas e eu recrutamos estudantes de graduação e pós-graduação em STEM para ministrar experimentos de laboratório em sete escolas de Los Angeles. Cerca de 2.400 alunos do segundo ao quinto ano recebem 20 horas de aula por ano. Mais de 80% dos alunos são latinos e cerca de 13% são afro-americanos.


Queríamos ter uma ideia se o programa aumenta o interesse das crianças pela ciência, bem como se muda a forma como elas veem os cientistas. Para isso, utilizamos uma ferramenta de avaliação baseada no Teste "Desenhe um Cientista", criado pelo pesquisador educacional David Wade Chambers em 1983, que avaliava as noções preconcebidas das crianças sobre a aparência de um cientista. Posteriormente, os pesquisadores desenvolveram uma lista de verificação para os desenhos, que incluía certas características como gênero, idade, raça e presença em um laboratório.


Select the word that best completes the sentence.


A person who studies the world around us and tries to find out how things work is called a scientist. They look for natural reasons to understand why things happen. Science has many different fields, like the study of plants or stars. Some scientists do their work in labs, while others explore nature outside.

According to the text, what is a common goal of scientists when they study a problem
A) To create new types of machines.

B) To find a natural explanation and solution.

C) To become famous and wealthy.

D) To teach in universities only.

E) To only work in labs.


De acordo com o texto, qual é o objetivo comum dos cientistas ao estudar um problema?


A) Criar novos tipos de máquinas.


B) Encontrar uma explicação e solução natural.


C) Tornar-se famoso e rico.


D) Lecionar apenas em universidades.


E) Trabalhar apenas em laboratórios.



Read the text to answer the questions:



The big idea

In 2015, when our program started collecting student drawings of scientists, 90% showed white men in lab coats, like Albert Einstein. About 10% of students didn't know what a scientist is or does. Some wrote "I don't know" or drew question marks.


Over time, the drawings changed. This happened because we hired more diverse teachers and showed more examples of scientists of color.

In fall 2019, before the program, we asked kids to draw a scientist. Nearly 40% drew white women, 6% drew scientists of color (men or women), and 6% drew themselves. Almost half (48%) drew white men or cartoon characters. After the program, we asked them to draw again. 37% drew white women, 10% drew scientists of color, and 9% drew themselves. Only 44% drew white men or cartoons.


These increases, even small, are important. They show students start to see themselves as scientists.

Why this matters

Black workers are only 9% of STEM workers, and Latino workers 8%, even though they are about 13% and 19% of the US population. Black and Latino students are less likely to get STEM degrees than white and Asian students.

Without diversity, it's hard for students of color to see themselves as future scientists. A diverse science community brings new ideas, better health care, more school support, and more trust in science.


What we don't know yet

We hope program students continue to study STEM and become scientists. But we don't have this data. We have one former student and four community students who study STEM and now teach science where they grew up. This shows our program's goal.

What's next

To change the idea that scientists are white men, students need diverse science teachers, to learn about scientists of color in history, and to see diverse characters in science books. We hope to see more students draw scientists of color or themselves as scientists in future drawings.



STEM é uma abordagem de aprendizagem que integra as áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática


Fonte: https://www.asbmb.org/asbmb-today/opinions/060521/what-does-a-scientist-look-like (Adaptado).

Enunciado:
Na frase "Esperamos ver mais alunos desenhando cientistas negros ou a si mesmos como cientistas em desenhos futuros", a que se refere o pronome "nós"?


A) Os alunos.


B) Os professores de ciências.


C) Os cientistas negros.


D) Os personagens de desenhos animados.


E) Os homens brancos.
Enunciado:


In the sentence "We hope to see more students draw scientists of color or themselves as scientists in future drawings," what does the pronoun "we" refer to?
A) The students.

B) The Science teachers.

C) The scientists of color.

D) The cartoon characters.

E) The white men.

Find the best words to complete the sentences.

A) Based on the data collected from the students' drawings, they observed a significant change after the program.
B) As researchers and educators involved in this program, we found that representation in science is essential for young learners.
C) The program aimed to change students' perceptions, and it achieved remarkable results.
D) Students often drew scientists as white men, like Albert Einstein, because he was one of the most famous scientists.


Find the correct order for the sentences below according to the information from the text.

1 - Children initially depicted scientists as predominantly white men in lab coats. Aqui, o cenário inicial fica estabelecido, descrevendo a percepção predominante dos alunos sobre cientistas no início do estudo.

2 - Studies indicated a low representation of Black and Latino individuals in STEM fields. Esta frase introduz o problema da baixa representatividade em campos de STEM, que motiva as ações subsequentes descritas nas próximas frases.


3 - Researchers began implementing programs to diversify the perception of who a scientist can be. Esta frase descreve a ação tomada pelos pesquisadores para abordar o problema da baixa representatividade e mudar a percepção dos alunos.


4 - Students started drawing a wider variety of people when asked to draw a scientist. Esta frase mostra o resultado das ações descritas na frase anterior, indicando uma mudança na percepção dos alunos.


5 - Educators highlighted the significance of diverse science teachers and role models. Esta frase destaca a importância de ações contínuas para manter e reforçar a mudança na percepção dos alunos.


1 - As crianças inicialmente retratavam os cientistas como homens predominantemente brancos em jalecos. Aqui, o cenário inicial fica previsto, descrevendo a percepção predominante dos alunos sobre os cientistas no início do estudo.

2 - Estudos indicaram uma baixa representação de indivíduos negros e latinos nas áreas STEM. Esta frase apresenta o problema da baixa representatividade nos campos de STEM, que motiva as ações subsequentes descritas nas próximas frases.

3 – Os pesquisadores começaram a implementar programas para diversificar a percepção de quem pode ser um cientista. Esta frase descreve a ação tomada pelos pesquisadores para abordar o problema da baixa representatividade e mudar a percepção dos alunos.

4 - Os alunos começaram a desenhar uma variedade maior de pessoas quando solicitados a desenhar um cientista. Esta frase mostra o resultado das ações descritas na frase anterior, indicando uma mudança na percepção dos alunos.

5 - Os educadores destacaram a importância de diversos professores de ciências e modelos. Esta frase destaca a importância de ações contínuas para manter e promover a mudança na percepção dos alunos.

Read the text to answer the next questions:

Frankentissue: printable cell technology

In November, researchers from the University of Wollongong in Australia announced a new bio-ink that is a step toward really printing living human tissue on an inkjet printer. It is like printing tissue dot-by-dot. A drop of bioink contains 10,000 to 30,000 cells. The focus of much of this research is the eventual production of tailored tissues suitable for surgery, like living Band-Aids, which could be printed on the inkjet.

However, it is still nearly impossible to effectively replicate nature’s ingenious patterns on a home Office accessory. Consider that the liver is a series of globules, the kidney a set of pyramids. Those kinds of structures demand 3D printers that can build them up, layer by layer. At the moment, skin and other flat tissues are most promising for the inkjet.

Frankentissue: tecnologia de células imprimíveis Em novembro, pesquisadores da Universidade de Wollongong, na Austrália, anunciaram uma nova biotinta que representa um passo em direção à impressão de tecido humano vivo em uma impressora jato de tinta. É como imprimir tecido ponto por ponto. Uma gota de biotinta contém de 10.000 a 30.000 células. O foco de grande parte dessa pesquisa é a produção de tecidos personalizados adequados para cirurgia, como band-aids vivos, que poderiam ser impressos na impressora jato de tinta. No entanto, ainda é quase impossível replicar com eficácia os padrões engenhosos da natureza em um acessório de escritório doméstico. Considere que o fígado é uma série de glóbulos, o rim um conjunto de pirâmides. Esses tipos de estruturas exigem impressoras 3D que possam construí-las, camada por camada. No momento, a pele e outros tecidos planos são os mais promissores para a impressora jato de tinta.
(ENEM, 2016) O texto relata perspectivas no campo da tecnologia para cirurgias em geral, e a mais promissora para este momento enfoca o(a)

A) uso de um produto natural com milhares de células para reparar tecidos humanos.

B) criação de uma impressora especial para traçar mapas cirúrgicos detalhados.

C) desenvolvimento de uma tinta para produzir pele e tecidos humanos finos.

D) reprodução de células em 3D para ajudar nas cirurgias de recuperação dos rins.

E) extração de glóbulos do fígado para serem reproduzidos em laboratório.







A alternativa (A) está errada, pois o texto menciona que órgãos complexos, como rins e fígados, exigem impressoras 3D que constroem camadas, e que essa tecnologia ainda não é viável com impressoras a jato de tinta.

A alternativa (B) está certa, pois o texto afirma que uma gota de bio-tinta contém entre 10.000 e 30.000 células.

A alternativa (C) está certa, pois a pesquisa tem como objetivo desenvolver tecidos personalizados para uso cirúrgico, referidos como “curativos vivos” no texto.

A alternativa (D) está errada, pois o texto não diz que essa tecnologia já é amplamente utilizada em hospitais, apenas que está em fase de pesquisa.

A alternativa (E) está certa, pois o texto destaca que a pele e os outros tecidos planos são as opções mais promissoras para serem impressas com essa tecnologia.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

3º BIMESTRE

What is Migration?   Migration, which means people moving away from their homes, has always been part of human history. People move for many...