HABILIDADE: EM13LGG102 - Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
DESCRITOR: Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso em língua inglesa.
CONTEÚDO: Reading comprehension
COMENTÁRIO: O item pretende avaliar a capacidade do estudante em interpretar textos com auxílio de material gráfico diverso em língua inglesa. Para isso, espera-se que ele compreenda a preocupação do cientista sobre as ações do homem que prejudicam o planeta. Além disso, o estudante precisa identificar a crítica implícita no cartum sobre o impacto humano no meio ambiente. Caso opte por um dos distratores, possivelmente, o estudante tem dificuldade em utilizar estratégias de leitura como a identificação de palavras-chave e a compreensão de cognatos, além de não relacionar a linguagem verbal e a não-verbal.
REFERÊNCIA: 2a série do EM - 2o bimestre - Aula 01 - Science Revolution (Part 1)
Questão com menos acertos.
No cartoon, o cientista apresenta uma preocupação sobre:
A- A alteração da trajetória do planeta no espaço.
B - O comportamento estranho do computador.
C - O excesso de CO2 que é lançado no espaço.
D - as ações do homem que prejudicam o planeta.
E - os danos do planeta causados pelos esteroides.
3ªsérie do E.M
(ENEM 2024 - adaptado) Ao abordar a temática das mídias, este cartum critica:
A -os aplicativos que oferecem produtos supérfluos para animais de estimação.
B - os internautas que exploram comercialmente a imagem dos seus pets.
C - a manipulação dos perfis que pode gerar risco aos usuários.
D - a limitação de acesso às novas tecnologias de informação.
E- a obsessão do cachorro em perseguir seus seguidores.
HABILIDADE: EM13LGG102 - Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
DESCRITOR: Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso em língua inglesa.
CONTEÚDO: Reading comprehension
COMENTÁRIO: O item pretende avaliar a capacidade do estudante em interpretar textos com auxílio de material gráfico diverso em língua inglesa. Para isso, espera-se que ele compreenda a crítica feita pelo cartum sobre a manipulação dos perfis que pode gerar risco aos usuários. O fato de um cão estar por trás das postagens contribui para apontar esse risco, pois o cachorro engana o resto de usuários que não sabem que ele é um animal. Caso opte por um dos distratores, possivelmente, o aluno tem dificuldade em entender a crítica específica sobre a manipulação dos perfis e os riscos associados, confundindo-a com outras questões relacionadas às mídias.
1ª série do E.M
Recent research has led experts to different conclusions about the impact of mobile phone use on young learners. One international study found it distracted students from their lessons, whereas another similar study could not see a significant difference in academic performance between schools with mobile phone bans and those without. To add yet more complexity to the debate, one study even discovered that students got lower scores on their tests after schools banned technology from the classroom.
While research keeps generating such contradictory results, it seems educators are no closer to a definitive answer. However, these studies still have something important to tell us about the impact of mobile phone use on learning. They all focused on different types of schools and tracked different metrics, suggesting that the benefits and drawbacks of the technology are highly context-dependent.
British Council. Mobile phones in schools: policies and research from around the world. Disponível em: <https://internationalschools.britishcouncil.org/blog/mobile-phones-in-schools-
latest-policies-and-research-from-around-the-world>. Acesso em: 29 abr. 2025.
Pesquisas recentes levaram especialistas a conclusões diferentes sobre o impacto do uso de celulares em jovens estudantes. Um estudo internacional constatou que ele distraía os alunos das aulas, enquanto outro estudo semelhante não conseguiu observar uma diferença significativa no desempenho acadêmico entre escolas com proibição de celulares e aquelas sem. Para adicionar ainda mais complexidade ao debate, um estudo descobriu que os alunos obtiveram notas mais baixas em suas provas depois que as escolas proibiram a tecnologia em sala de aula.
Embora as pesquisas continuem gerando resultados contraditórios, parece que os educadores não estão mais próximos de uma resposta definitiva. No entanto, esses estudos ainda têm algo importante a nos dizer sobre o impacto do uso de celulares na aprendizagem. Todos eles se concentraram em diferentes tipos de escolas e monitoraram diferentes métricas, sugerindo que os benefícios e as desvantagens da tecnologia são altamente dependentes do contexto.
Vocabulário:
Research: pesquisa.
Bans: proibições.
Tracked: rastreou.
Drawbacks: desvantagens.
Um artigo que trata sobre a proibição ou uso do celular em sala de aula é discutida pelo autor do texto, que aponta que o estudo realizado em diferentes escolas sugere que:
A- as medidas adotadas para banir os celulares é necessária.
B- o desempenho escolar melhora sem o celular em sala de aula.
C- os pontos levantados no artigo dependem do contexto escolar.
D- a expectativa de aprender reduz sem aproveitar a tecnologia.
E-as notas caem com as distrações provocadas pela tecnologia.
ATIVIDADE PARA RESPONDER NO CADERNO
Interpretar texto com auxílio de material gráfico.
IMAGEM 01
IMAGEM 02
IMAGEM 03
IMAGEM 04
https://www.cartoonstock.com/search?type=images&category=Social+Issues&page=1&sort=most_popular
IMAGEM 05
IMAGEM 06
IMAGEM 07
IMAGEM 08
IMAGEM 09
IMAGEM 10
IMAGEM 11
IMAGEM 12
IMAGEM 13
Nenhum comentário:
Postar um comentário