segunda-feira, 10 de março de 2025

Fitness and Health - 3

“Learn to value yourself, which means: fight for your happiness.” (Ayn Rand, north American writer,1905-1982) 


“Aprenda a se valorizar, o que significa: lute pela sua felicidade.” (Ayn Rand, escritora norte-americana, 1905-1982)


Você acredita que se valorizar, como diz Ayn Rand, é lutar pela sua felicidade? 

O que te deixa feliz? E o que deixa triste?


“Mental Disorders” A partir do título, vamos tentar traçar algumas hipóteses? 

 Para começar 
• O que eu já sei sobre este assunto? 
• Que subtemas o texto pode trazer? 
• Quais palavras podem aparecer no texto?

Considerando o título do texto “Mental Disorders”, leia as palavras abaixo e escolha cinco que talvez estejam no texto a ser lido:

weather – treatmentdepression – tourism – architecture – anxietymental disorder – sports – nutrition 


A mental disorder is a condition that affects how a person thinks, feels, or behaves. 
It can cause distress and problems in daily life. Mental disorders are also called mental health conditions, a term that includes psychosocial disabilities and other mental states linked to distress or self-harm. 

In 2019, about 1 in 8 people worldwide, or 970 million, had a mental disorder, with anxiety and depression being the most common. The COVID-19 pandemic in 2020 caused these numbers to rise sharply. Sadly, many people lack proper treatment and face stigma and discrimination. 



Um transtorno mental é uma condição que afeta como uma pessoa pensa, sente ou se comporta. 
Pode causar sofrimento e problemas na vida diária. Os transtornos mentais também são chamados de condições de saúde mental, um termo que inclui deficiências psicossociais e outros estados mentais ligados ao sofrimento ou à automutilação. 

Em 2019, cerca de 1 em cada 8 pessoas no mundo, ou 970 milhões, tinham um transtorno mental, sendo ansiedade e depressão os mais comuns. A pandemia de COVID-19 em 2020 fez com que esses números aumentassem drasticamente. Infelizmente, muitas pessoas não recebem tratamento adequado e enfrentam estigma e discriminação.

“It can cause distress”. Olhando o contexto e a frase anterior, você acredita que essa frase se trata de algo positivo ou negativo para a vida da pessoa? Discuta com um colega e, em duplas, cheguem a uma resposta.

Resposta: Vemos que a primeira oração no texto define o que é um distúrbio mental, ao dizer que é algo que “afeta como uma pessoa pensa, se sente ou se comporta”. A partir daí, quando a oração seguinte fala o que isso pode causar, certamente há de ser algo negativo. DISTRESS – sofrimento Percebe que você não precisava saber a tradução exata para perceber que se tratava de algo ruim?

...(Pode causar angústia)
 
“... caused these numbers to rise sharply”. Olhando o contexto e a frase anterior, você acredita que essa frase se trata de algo positivo ou negativo para a vida da pessoa? Discuta com um colega e, em duplas, cheguem a uma resposta.

....
fez com que esses números aumentassem acentuadamente”


Resposta: É de conhecimento geral que a época da pandemia de COVID trouxe efeitos para a saúde mental de muitas pessoas. Afinal, não foi fácil conviver com tanta carga emocional, certo? Os números dos quais o texto trata ali são de casos de ansiedade e depressão. Então, podemos concluir que to rise sharply indica que os números subiram (rise) de forma intensa (sharply). E tudo isso pelo contexto!


Marque apenas uma alternativa como verdadeira sobre o texto: 
( ) A pandemia de COVID-19 reduziu significativamente os casos de ansiedade e depressão no mundo. 
( ) A maioria das pessoas com transtornos mentais tem acesso a cuidados eficazes. 
( ) Ansiedade e depressão são os transtornos mentais mais comuns no mundo.

F-F -V


Um transtorno mental é uma condição que afeta como uma pessoa pensa, sente ou se comporta.
Pode causar angústia e problemas na vida diária. Transtornos mentais também são chamados de condições de saúde mental, um termo que inclui deficiências psicossociais e outros estados mentais ligados a sofrimento ou automutilação.

Em 2019, cerca de 1 em cada 8 pessoas no mundo, ou 970 milhões, tinham um transtorno mental, sendo ansiedade e depressão os mais comuns. A pandemia de COVID-19 em 2020 fez com que esses números aumentassem drasticamente. Infelizmente, muitas pessoas não têm tratamento adequado e enfrentam estigma e discriminação.


QUESTIONS

Observe o resumo a seguir sobre leitura de textos em inglês para responder às questões:


📖 Reading and Understanding Social Texts in English

Social texts include ads, news, emails, social media posts, and manuals. To understand them:

  1. Identify the text type (news, ad, email);
  2. Observe visuals (images, titles) for context;
  3. Read globally before focusing on details.


🔍 Identifying Unknown Words Through Context

When facing an unknown word:

  1. Read the sentence for overall meaning;
  2. Look at surrounding words (synonyms, antonyms);
  3. Analyze prefixes/suffixes (un- = negation, -ful = quality);
  4. Substitute with a known word and check if it makes sense.


💡 Using Hypotheses for Text Comprehension

  1. Before reading, predict the topic from the title/images;
  2. While reading, infer meanings and make assumptions;
  3. After reading, confirm or adjust your hypotheses.


🗣 Taking a Stance on a Text

Critical reading involves reflecting and expressing opinions:

  1. Do I agree or disagree? Why?
  2. Relate it to your experiences and knowledge.
  3. Support opinions with facts or comparisons.


Ler e compreender textos sociais em inglês

Textos sociais incluem anúncios, notícias, e-mails, postagens em mídias sociais e manuais. Para entendê-los:

Identifique o tipo de texto (notícias, anúncio, e-mail);
Observe os visuais (imagens, títulos) para contexto;
Leia globalmente antes de focar nos detalhes.

🔍 Identificando palavras desconhecidas por meio do contexto

Ao se deparar com uma palavra desconhecida:

Leia a frase para obter o significado geral;
Observe as palavras ao redor (sinônimos, antônimos);
Analise prefixos/sufixos (un- = negação, -ful = qualidade);
Substitua por uma palavra conhecida e verifique se faz sentido.

💡 Usando hipóteses para compreensão de texto

Antes de ler, preveja o tópico a partir do título/imagens;
Durante a leitura, deduza significados e faça suposições;
Após a leitura, confirme ou ajuste suas hipóteses.

🗣 Assumindo uma posição sobre um texto

A leitura crítica envolve refletir e expressar opiniões:

Eu concordo ou discordo? Por quê?
Relacione isso com suas experiências e conhecimento.
Suporte opiniões com fatos ou comparações.

1-After reading the text and based on the previous knowledge on inference and deduction, what should be done when encountering an unfamiliar word?


1-Após ler o texto e com base no conhecimento prévio sobre inferência e dedução, o que deve ser feito ao encontrar uma palavra desconhecida?

A) Immediately look up the word in a dictionary to ensure accurate comprehension.



B) Ignore the word and continue reading, as it is likely irrelevant to understanding the text.



C) Use context clues such as surrounding words, sentence structure, and word components to infer meaning.



D) Replace the unknown word with any familiar word that fits the sentence grammatically, regardless of meaning.



E) Assume the word has the same meaning as a similar-looking word in your native language, since most words are direct cognates.


2-Considering all the information about hypotheses in reading comprehension, which elements help build them? Select the correct answer(s).

2-Considerando todas as informações sobre hipóteses na compreensão de leitura, quais elementos ajudam a construí-las? Selecione a(s) resposta(s) correta(s).



A) Prior knowledge, as it allows the reader to connect new information with what they already know.



B) Context clues, since words, sentence structure, and surrounding ideas help infer meaning.



C) Grammar rules, because correct sentence construction is essential for understanding any hypothesis.



D) Predictions based on titles and images, as they provide clues about the text’s main ideas.



E) Random guessing, as making assumptions without textual evidence can still lead to accurate conclusions.


A) Conhecimento prévio, pois permite ao leitor conectar novas informações com o que já sabe.

B) Pistas de contexto, pois palavras, estrutura de frases e ideias circundantes ajudam a inferir significado.

C) Regras gramaticais, porque a construção correta de frases é essencial para entender qualquer hipótese.

D) Previsões baseadas em títulos e imagens, pois fornecem pistas sobre as principais ideias do texto.

E) Adivinhação aleatória, pois fazer suposições sem evidências textuais ainda pode levar a conclusões precisas.


Read the following text to answer the questions:


Understanding critical health literacy: a concept analysis


Interest in and debates around health literacy have grown over the last two decades and key to the discussions has been the distinction made between basic functional health literacy, communicative/interactive health literacy and critical health literacy. Of these, critical health literacy is the least well developed and differing interpretations of its constituents and relevance exist. The aim of this study is to rigorously analyse the concept of critical health literacy in order to offer some clarity of definition upon which appropriate theory, well grounded practice and potential measurement tools can be based. (…)

While critical health literacy is shown to be a unique concept, there remain significant contextual variations in understanding particularly between academics, practitioners and policy makers. Key attributes presented as part of this concept when it was first introduced in the literature, particularly those around empowerment, social and political action and the existence of the concept at both an individual and population level, have been lost in more recent representations. This has resulted in critical health literacy becoming restricted to a higher order cognitive individual skill rather than a driver for political and social change. (…)


Leia o texto a seguir para responder às perguntas:


Entendendo a alfabetização crítica em saúde: uma análise conceitual


O interesse e os debates em torno da alfabetização em saúde cresceram nas últimas duas décadas e a chave para as discussões tem sido a distinção feita entre alfabetização funcional básica em saúde, alfabetização comunicativa/interativa em saúde e alfabetização crítica em saúde. Destes, a alfabetização crítica em saúde é a menos bem desenvolvida e existem diferentes interpretações de seus constituintes e relevância. O objetivo deste estudo é analisar rigorosamente o conceito de alfabetização crítica em saúde para oferecer alguma clareza de definição sobre a qual teoria apropriada, prática bem fundamentada e ferramentas de medição potenciais podem ser baseadas. (...)


Embora a alfabetização crítica em saúde seja demonstrada como um conceito único, ainda existem variações contextuais significativas na compreensão, particularmente entre acadêmicos, profissionais e formuladores de políticas. Os principais atributos apresentados como parte deste conceito quando foi introduzido pela primeira vez na literatura, particularmente aqueles em torno do empoderamento, ação social e política e a existência do conceito tanto em nível individual quanto populacional, foram perdidos em representações mais recentes. Isto fez com que a literacia crítica em saúde se tornasse restrita a uma competência cognitiva individual de ordem superior, em vez de um impulsionador de mudanças políticas e sociais. (…)


3-What is the central argument presented in the excerpt about critical health literacy?

3-Qual é o argumento central apresentado no trecho sobre alfabetização crítica em saúde?


A) It is a well-established and universally agreed-upon concept within health education.



B) It primarily focuses on developing personal cognitive skills rather than broader social change.



C) Its original attributes, including empowerment and social action, have been weakened over time.



D) Academics, practitioners, and policymakers all share a uniform interpretation of critical health literacy.



E) The article suggests eliminating critical health literacy due to its inconsistencies.


A) É um conceito bem estabelecido e universalmente aceito na educação em saúde.

B) Ele se concentra principalmente no desenvolvimento de habilidades cognitivas pessoais em vez de uma mudança social mais ampla.

C) Seus atributos originais, incluindo empoderamento e ação social, foram enfraquecidos ao longo do tempo.

D) Acadêmicos, profissionais e formuladores de políticas compartilham uma interpretação uniforme da alfabetização crítica em saúde.

E) O artigo sugere eliminar a alfabetização crítica em saúde devido às suas inconsistências.

4-Based on the excerpt and in its elements, what is the most likely conclusion of the study on critical health literacy?

4-Com base no trecho e em seus elementos, qual é a conclusão mais provável do estudo sobre alfabetização crítica em saúde?


A) The study will argue for the elimination of critical health literacy due to its conceptual inconsistencies and limited applicability in practice.



B) The research will propose a clearer and more structured definition of critical health literacy to ensure it remains distinct and useful for theory, practice, and measurement.



C) The paper will advocate for shifting the focus entirely to functional and interactive health literacy, since critical health literacy lacks a solid foundation.



D) The study will suggest that critical health literacy should remain a purely cognitive skill, as social and political action are unnecessary components in modern health literacy frameworks.



E) The researchers will recommend abandoning the term “critical health literacy” because different stakeholders (academics, practitioners, and policymakers) have failed to reach a consensus on its definition.

A) O estudo argumentará pela eliminação da alfabetização crítica em saúde devido às suas inconsistências conceituais e aplicabilidade limitada na prática.

B) A pesquisa proporá uma definição mais clara e estruturada de alfabetização crítica em saúde para garantir que ela permaneça distinta e útil para teoria, prática e medição.

C) O artigo defenderá a mudança do foco inteiramente para a alfabetização funcional e interativa em saúde, uma vez que a alfabetização crítica em saúde carece de uma base sólida.

D) O estudo sugerirá que a alfabetização crítica em saúde deve permanecer uma habilidade puramente cognitiva, pois a ação social e política são componentes desnecessários em estruturas modernas de alfabetização em saúde.

E) Os pesquisadores recomendarão abandonar o termo “alfabetização crítica em saúde” porque diferentes partes interessadas (acadêmicos, profissionais e formuladores de políticas) não conseguiram chegar a um consenso sobre sua definição.


5-In the phrase “The paper argues that in order to retain the uniqueness and usefulness of the concept in practice efforts should be made to avoid this dilution of meaning.”, what does “dilution of meaning” most likely refer to?


5-Na frase "O artigo argumenta que, para reter a singularidade e a utilidade do conceito na prática, esforços devem ser feitos para evitar essa diluição de significado.", a que "diluição de significado" provavelmente se refere?

A) The enhancement of critical health literacy to make it more impactful.



B) The broadening of the concept to include more aspects of public health.



C) The simplification of critical health literacy to make it more understandable.



D) The loss or weakening of essential components of the concept over time.



E) The transformation of critical health literacy into a completely different field.


A) O aprimoramento da alfabetização crítica em saúde para torná-la mais impactante.

B) A ampliação do conceito para incluir mais aspectos da saúde pública.

C) A simplificação da alfabetização crítica em saúde para torná-la mais compreensível.

D) A perda ou enfraquecimento de componentes essenciais do conceito ao longo do tempo.

E) A transformação da alfabetização crítica em saúde em um campo completamente diferente.



Read the following excerpt to answer the questions:


Community-based initiatives improving critical health literacy: a systematic review and meta-synthesis of qualitative evidence


Critical health literacy enables older adults to make informed health decisions and take actions for the health and wellbeing of themselves and their community, within their own social and cultural context. A community-based approach has the potential to improve the critical health literacy of older adults and their communities. However, it is not clear how such initiatives consider critical health literacy. Therefore, this study explored how community-based initiatives address the critical health literacy of older adults and their communities. (…)



Iniciativas baseadas na comunidade que melhoram a alfabetização crítica em saúde: uma revisão sistemática e meta-síntese de evidências qualitativas A alfabetização crítica em saúde permite que os idosos tomem decisões informadas sobre saúde e tomem medidas para a saúde e o bem-estar de si mesmos e de sua comunidade, dentro de seu próprio contexto social e cultural. Uma abordagem baseada na comunidade tem o potencial de melhorar a alfabetização crítica em saúde dos idosos e de suas comunidades. No entanto, não está claro como tais iniciativas consideram a alfabetização crítica em saúde. Portanto, este estudo explorou como as iniciativas baseadas na comunidade abordam a alfabetização crítica em saúde dos idosos e de suas comunidades. (…)


6-After reading the excerpt, which of the following is a reasonable hypothesis about what the study might find regarding community-based initiatives and critical health literacy?

6-Após ler o trecho, qual das seguintes é uma hipótese razoável sobre o que o estudo pode encontrar em relação a iniciativas baseadas na comunidade e alfabetização crítica em saúde?

A) Community-based initiatives universally improve critical health literacy among older adults, with no variation across different social and cultural contexts.



B) Some community-based initiatives unintentionally support critical health literacy, even if they were not explicitly designed for that purpose.



C) Critical health literacy is not necessary for older adults, as they typically rely on healthcare professionals for decision-making.



D) The study will likely conclude that individual efforts, rather than community-based initiatives, are the primary drivers of improved critical health literacy.



E) There is no correlation between community-based initiatives and critical health literacy among older adults, making such programs ineffective.


A) Iniciativas baseadas na comunidade melhoram universalmente a alfabetização crítica em saúde entre adultos mais velhos, sem variação entre diferentes contextos sociais e culturais.

B) Algumas iniciativas baseadas na comunidade apoiam involuntariamente a alfabetização crítica em saúde, mesmo que não tenham sido explicitamente projetadas para esse propósito.

C) A alfabetização crítica em saúde não é necessária para adultos mais velhos, pois eles normalmente dependem de profissionais de saúde para a tomada de decisões.

D) O estudo provavelmente concluirá que esforços individuais, em vez de iniciativas baseadas na comunidade, são os principais impulsionadores da alfabetização crítica em saúde aprimorada.

E) Não há correlação entre iniciativas baseadas na comunidade e alfabetização crítica em saúde entre adultos mais velhos, tornando tais programas ineficazes.

7- Considering the research focus described in the excerpt, what kind of recommendations the study might propose?

7-Considerando o foco da pesquisa descrito no trecho, que tipo de recomendações o estudo pode propor?

A) Developing structured frameworks to explicitly incorporate critical health literacy into community-based initiatives.



B) Eliminating community-based initiatives, as they have no measurable impact on critical health literacy.



C) Replacing community-driven health literacy programs with government-mandated standardized training for older adults.



D) Encouraging older adults to rely exclusively on digital health literacy resources rather than community interactions.



E) Promoting the idea that critical health literacy is an innate skill and does not require active intervention.


A) Desenvolver estruturas estruturadas para incorporar explicitamente a alfabetização crítica em saúde em iniciativas baseadas na comunidade.

B) Eliminar iniciativas baseadas na comunidade, pois elas não têm impacto mensurável na alfabetização crítica em saúde.

C) Substituir programas de alfabetização em saúde conduzidos pela comunidade por treinamento padronizado obrigatório pelo governo para adultos mais velhos.

D) Incentivar os adultos mais velhos a confiar exclusivamente em recursos digitais de alfabetização em saúde em vez de interações comunitárias.

E) Promover a ideia de que a alfabetização crítica em saúde é uma habilidade inata e não requer intervenção ativa.








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