quinta-feira, 8 de maio de 2025

ROTEIRO 2ª SERIE DO E.M

 

Texto 1 – 'What is Science?' / 'O que é ciência?'

1. O que é ciência, de acordo com o texto, e qual é o seu principal objetivo?

Resposta: Ciência é o estudo do mundo ao nosso redor, que envolve observar, ouvir e registrar descobertas. Seu principal objetivo é entender como as coisas funcionam e por que acontecem, buscando explicações por meio da curiosidade e da experimentação.

2. Qual é a importância da hipótese no processo científico?

Resposta: A hipótese é uma ideia ou suposição inicial sobre como algo funciona na natureza. No processo científico, ela é testada por meio de experimentos. Se for eficaz e prever corretamente os comportamentos observados, pode se transformar em uma teoria.

3. Como Copérnico e Einstein contribuíram de formas diferentes para a ciência?

Resposta: Copérnico observou os astros e propôs que o Sol estava no centro do sistema solar, enquanto Einstein utilizou experimentos mentais antes de testar suas ideias na prática. Ambos demonstram formas diferentes de se fazer ciência: pela observação direta e pelo raciocínio lógico.

Texto 2 – 'Ancient inventions we still use today' / 'Invenções antigas que ainda usamos hoje'

1. Quais são as semelhanças entre as balas de menta atuais e as usadas pelos antigos egípcios?

Resposta: Ambas têm a função de refrescar o hálito. Os egípcios criavam pastilhas mastigáveis com ervas, canela e mel, uma prática similar ao uso moderno das balas de menta.

2. De que forma os despertadores evoluíram desde os tempos antigos até os dias de hoje?

Resposta: Inicialmente, o filósofo Platão usava um relógio de água que fazia barulho. No século XV surgiram despertadores mecânicos com pinos para programar o horário. Hoje, temos despertadores digitais com tecnologias avançadas, mas todos têm a mesma função básica: acordar as pessoas em um horário específico.

3. Por que a invenção do concreto pelos romanos foi tão importante?

Resposta: O concreto romano era resistente e permitia construções duráveis, inclusive debaixo d’água. Essa invenção possibilitou o desenvolvimento de grandes obras de engenharia e influenciou as técnicas modernas de construção.

Texto 3 – 'Scientific Revolution' / 'Revolução Científica'

1. Como o método científico transformou a maneira de se adquirir conhecimento durante a Revolução Científica?

Resposta: O método científico introduziu experimentos controlados, observações rigorosas e uso de ferramentas como telescópios e microscópios, promovendo o conhecimento baseado em evidências, em vez de crenças ou tradições.

2. Quais conhecimentos foram deixados de lado durante a Revolução Científica e por quê?

Resposta: Conhecimentos não objetivos, como magia e astrologia, foram deixados de lado porque não se baseavam em evidências empíricas. A ciência passou a valorizar apenas aquilo que podia ser testado e comprovado.

3. De que forma a ciência passou a complementar a filosofia e as crenças antigas ao final da Revolução Científica?

Resposta: A ciência passou a fornecer respostas práticas e verificáveis para questões antes respondidas apenas pela filosofia e pela religião, contribuindo para uma visão mais completa e racional do mundo.

Texto 4 – 'The Industrial Revolution' / 'A Revolução Industrial'

1. Quais foram os principais setores transformados pela Revolução Industrial e de que forma?

Resposta: A agricultura melhorou com novos métodos e equipamentos; a energia passou a ser gerada por carvão e vapor; a produção de tecidos se industrializou; e o transporte foi facilitado por estradas, canais e ferrovias.

2. Quais foram as consequências sociais da modernização da agricultura nesse período?

Resposta: Embora tenha aumentado a produção de alimentos, a modernização forçou muitos pequenos agricultores a deixarem o campo e se mudarem para as cidades, onde buscavam trabalho nas indústrias.

3. Por que a Revolução Industrial é considerada uma das mais importantes da história?

Resposta: Porque provocou transformações profundas na economia, na sociedade e na tecnologia, mudando radicalmente os modos de produção, transporte, energia e vida das pessoas em escala global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

3º BIMESTRE

What is Migration?   Migration, which means people moving away from their homes, has always been part of human history. People move for many...