Past perfect
Todo verbo no past perfect será composto pelo had + um verbo principal no particípio passado. Veja mais um exemplo de past perfect, também retirado do texto que acabamos de ler:
One designer had saved six months’ worth of expenses before she quit her job.
Uma designer economizou seis meses de despesas antes de pedir demissão.
O past perfect serve para indicar que uma ação aconteceu em um momento anterior a uma outra ação no passado. Esse tempo verbal também existe no português e é conhecido como “pretérito mais-que-perfeito”.
No exemplo acima, entendemos que o sujeito havia feito suas economias antes de deixar seu emprego.
“Future Perfect”
Para conjugar um verbo no “future perfect”, precisamos do verbo “have” no futuro (“will have”) e do verbo principal no particípio passado. Vamos rever o exemplo:
“Experts predict that, by 2030, traditional 9-to-5 jobs will have become much less common.”
“Especialistas preveem que, até 2030, os empregos tradicionais das 9h às 17h se tornarão muito menos comuns.”
O trecho “will have become” está conjugado no “future perfect” e serve para indicar que uma ação já terá sido realizada em um determinado momento no futuro. Parece complicado, mas não é. Vamos ver a frase em português: “Especialistas dizem que, até o ano de 2030, empregos tradicionais, com horário das 9 às 5, terão se tornado muito menos comuns”. Consegue perceber a relação de tempo na frase?
Até o ano de 2030 – ou seja, no futuro – a mudança de estilo de trabalho já terá acontecido – então já vai ser passado quando chegarmos em 2030.
Vamos ver outro exemplo, mas agora em uma frase mais simples:
“I will have arrived home by 8 pm.”
Vamos supor que agora ainda sejam 11 da manhã. Sendo assim, 8 da noite está no futuro. E, de acordo com a sentença, o sujeito chegará em casa antes desse horário. Afinal, colocando o trecho em português, temos: “Eu terei chegado em casa até às 8 da noite”.
Consegue perceber essa relação? Em um dado momento futuro (8 da noite), uma ação (chegará em casa) já terá ocorrido. Ou seja, ela ocorre antes daquele limite de tempo.
E como isso pode ser utilizado em uma questão de vestibular?
Real conditionals
Uma condicional é uma estrutura formada por duas partes: uma condição (com “if”) e uma consequência. Veja um exemplo do texto que acabamos de ler:
“If you ignore workplace equality, you risk losing talented staff.”
(CONDIÇÃO) (CONSEQUÊNCIA)
“Se você ignorar a igualdade no local de trabalho, corre o risco de perder funcionários talentosos.”
Ao ler um texto em inglês, fique atento às condicionais. Em geral, elas descrevem dois tipos de situação:
1. Situações possíveis ou reais.
2. Situações irreais ou hipotéticas.
Perceber essa diferença vai ajudá-lo na compreensão do texto. Nesta aula, falaremos apenas das condicionais que tratam de situações reais e possíveis.
Como identificar uma condicional real dentro de um texto:
1. Observe se há a palavra "if" no texto e procure identificar se há uma condição e uma consequência sendo descritas.
2. Busque compreender a situação descrita pela condicional. Ela pode realmente acontecer no presente ou no futuro? Se sim, ela é uma condicional real.
3. Observe a estrutura da frase e os verbos. Uma condicional real geralmente apresenta verbos no presente simples na oração com “if” e no futuro com “will” na consequência.
Unreal conditionals
Na aula passada, falamos sobre as condicionais reais. Hoje, falaremos sobre as condicionais que expressam situações hipotéticas, impossíveis e irreais. Veja o exemplo abaixo:
If I were you, I would work in a different company.
(Condição) (Consequência)
(Se eu fosse você, eu trabalharia em uma empresa diferente.)
Se eu fosse você, trabalharia em outra empresa.
Como identificar uma condicional irreal dentro de um texto:
1. Observe se há a palavra if no texto e procure identificar se há uma condição e uma consequência sendo descrita.
2. Busque compreender a situação descrita pela condicional. Ela é uma ideia hipotética ou impossível de acontecer? Se sim, ela é uma condicional irreal, ou seja, contrária à realidade do momento.
3. Observe a estrutura da frase e os verbos. Uma condicional irreal, com frequência, terá verbos no passado e would ou could.
Nenhum comentário:
Postar um comentário